Enicol 2025 reúne colchoeiros para debater futuro do setor

08 de Agosto de 2025 16h13

A 9ª edição do Encontro das Indústrias de Colchões aconteceu entre esta quinta e sexta-feira (07 e 08 de agosto), em Brasília (DF), reunindo diversos industriais, fornecedores, profissionais e especialistas para discutir tendências, políticas e inovações que impactam o segmento. Com o tema “Conectando tendências, decisões e negócios: a nova era da indústria de colchões”, o evento ofereceu não apenas insights relevantes para a evolução dos negócios, mas também uma oportunidade valiosa de networking e troca de experiências.

 

Os dois dias contaram com palestras estratégicas para o futuro do setor, que trataram sobre as diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB) e as ações do governo federal para impulsionar a indústria nacional; o panorama do setor têxtil brasileiro e suas estratégias para o futuro; as aplicações práticas da inteligência artificial nos negócios; os avanços e desafios na vigilância de mercado e na conformidade de produtos; apresentação de dados do setor colchoeiro e a experiência norte-americana na reciclagem de colchões. 

 

Luciano Raduan Dias, presidente da Abicol (Associação Brasileira da Indústria de Colchões) – organizadora do evento, destacou a importância da união do setor e do Enicol 2025. “Este evento mostra a evolução da união dos empresários em busca de soluções para os problemas que enfrentamos, como é o caso mais recente do antidumping do poliol”, declarou.

 

E essa união no caso do antidumping chegou a envolver até mesmo outra entidade importante, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), que foi representada por seu presidente, Irineu Munhoz. “É a primeira vez que participo do encontro, um evento muito importante, com assuntos interessantes e relevantes para o setor colchoeiro. Fico muito grato de estar presente ao lado de tantos colchoeiros unidos tratando de importantes temas como esse do antidumping”, destacou.

 

leia: Anuário de Colchões 2026, ecossistema de inteligência setorial

 

Prêmio Boas Práticas e Homenagem ao Impulso

 

Durante o segundo dia de Enicol, a Abicol promoveu pela segunda vez a entrega do Prêmio Boas Práticas, voltado a indústrias associadas ou não que desenvolvem um bom trabalho relacionado ao meio ambiente e aos demais conceitos ESG. Dentre os homenageados estava o Instituto Impulso, representado pela especialista em ESG Débora Irie, que também é responsável pelo desenvolvimento do curso “Trilha de Aprendizado ESG – Um caminho sem volta” e a certificação ODS oferecida pelo Impulso.

 

Débora Irie e Inalva Corsi recebendo o troféu Boas Práticas

 

A parceria entre Débora e o Instituto Impulso vem ajudando empresas do setor de colchões a obter essa certificação e implementar boas práticas ESG dentro das suas indústrias. Durante o processo de certificação ODS, Débora Irie orienta empresas a desenvolver e implementar estratégias de sustentabilidade alinhadas a agendas globais como ODS, Pacto Global e ESG.

 

Vitrine Abicol e convite para Ibia Expo

 

Esta edição do Enicol também contou com a Vitrine Abicol acontecendo em paralelo. Alguns estandes foram montados para que empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos apresentassem suas soluções aos industriais presentes, foram feitas algumas demonstrações e muito networking.

 

Durante o segundo dia do encontro, os profissionais também assistiram a uma apresentação sobre a Ibia Expo, uma das mais completas feiras internacionais de máquinas, equipamentos e insumos para a cadeia colchoeira, que acontece na Turquia. A Abicol apoia o evento e estimula os empresários brasileiros a participarem da feira em busca de bons negócios com os fabricantes turcos.