A F.A Colchões, importante marca de colchões do Sul do país, que celebrou 60 anos de mercado em 2024, inicia neste mês sua tradicional campanha “Inverno Solidário”. A campanha já é tradição da marca e nasceu junto com a empresa, nos anos 70, com o fundador, Fernando Ferraz, distribuindo acolchoados aos necessitados de Maringá.
“Tudo começou quando o Sr. Fernando Ferraz que, nas noites mais frios, enchia uma Kombi com acolchoados e saía ele mesmo pela cidade de Maringá distribuindo para pessoas de rua, sempre preocupado em ajudar quem mais precisava”, comenta Luiz Castro, diretor da F.A Colchões. Seguindo o exemplo do fundador, a campanha foi se tornando uma prática da empresa, e com o passar dos anos, e a abertura de lojas exclusivas e franquias, ampliou a área de atuação para todas as cidades onde a F.A possui lojas.
Depois de 60 anos de atuação, e após a consolidação da campanha, em conjunto com as lojas exclusivas e franquias, mais de 20 mil acolchoados já foram doados. “Esse ano a previsão é de que sejam doados mais de 3 mil acolchoados” aponta Luiz Castro, que explica que a cada conjunto vendido durante os meses de fevereiro a junho um acolchoado é doado pela fábrica.
A marca continua em processo de expansão de suas franquias e o planejamento, segundo o executivo, é levar para mais cidades esse importante projeto social, fazendo com que a ação inicial do Sr. Fernando possa beneficiar um número cada vez maior de pessoas. “Essa é uma maneira de retribuir e mostrar a nossa gratidão a todos que nos acompanham nesses 60 anos de empresa”, explica o diretor.
Sobre a F.A Colchões
Fundada em 1964, em Maringá, no Paraná, a empresa surgiu de uma oportunidade de empreendedorismo de seu fundador, Fernando Ferraz, em comprar uma fábrica de acolchoados de um de seus amigos. Inicialmente, num prédio antigo de 200m², Fernando utilizou sua energia para avançar para um espaço maior e iniciar a jornada de crescimento da marca.
Dessa forma, nasceu a “Fábrica de Acolchoados Maringá” que, mais tarde, em um reposicionamento no mix de produtos, mudou a razão social para F.A Maringá, e num segundo passo, para expansão nacional se tornou F.A Colchões. Com o foco em acolchoados, logo a empresa se aperfeiçoou na criação de produtos diversos para o enxoval de cama, como travesseiros, cobertores, mantas, partindo em seguida para o desenvolvimento de espumas e outras tecnologias para colchões.
Atuando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a marca é uma das poucas empresas aptas a usar o selo de Qualidade Pro-espuma conferido pelo INER e um dos mais importantes exportadores de colchão do mercado, tudo isso aliado a um alto nível de reconhecimento de seus consumidores. “Acabamos de montar uma linha de produção de colchões totalmente automatizada, sendo hoje a mais moderna da América Latina, justamente para podemos manter um alto nível de qualidade em nossos produtos. Num mercado cada vez mais competitivo, é cada vez mais importante trazer diferenciais em produtos e gestão, e esse tem sido o foco da empresa”, finaliza Luiz Castro.