INER comemora 40 anos de atuação no setor colchoeiro do Brasil

postado em 14 de Maio de 2024 08h00

O Instituto Nacional de Estudos do Repouso (INER) está celebrando os seus 40 anos em 2024. Desde 1984 o instituto trabalha em prol da evolução do mercado brasileiro de colchões e promove ações para o benefício do sono. Com o certificado Pró-Espuma e a tabela de biotipo como suas principais criações, o INER segue firme nos seus estudos científicos e até lançou recentemente um podcast que reúne especialistas em sono.

 

Débora Fernandes, diretora executiva do INER, é a responsável pela apresentação do Pró-Espuma Cast, disponibilizado no Spotify e YouTube. “Esse programa terá episódios inéditos a cada 15 dias e contará com entrevistas exclusivas com especialistas do sono; e outros expoentes do setor como arquitetos, empresários e consultores de varejo e marketing para abordar sobre as tendências de mercado promotor da qualidade do sono”, conta. Ainda em relação as ações comemorativas, Débora afirma que está sendo preparado um jantar comemorativo, que reunirá a indústria e parceiros do INER/Pró-Espuma.

 

Mas, é preciso lembrar que esse podcast só existe graças ao legado criado pelo instituto ao longo dessas quatro décadas, que permitiu com que o INER passasse a ser referência em estudos e certificação de qualidade no mercado colchoeiro nacional. “O nosso lema é: proporcionar escolhas conscientes para um sono de qualidade! Acreditamos que, ao comprar um colchão, o consumidor está diante de uma escolha que irá fazer toda a diferença no momento mais importante para a sua boa saúde: que é a hora de dormir. Uma noite bem dormida contribui para uma melhor qualidade de vida e ajuda a prevenir inúmeras doenças físicas e mentais”, enfatiza a diretora executiva.

 

Em uma época em que as pessoas sofrem cada vez mais com estresse e ansiedade, Débora lembra que “a privação de sono é um gatilho para doenças cardiovasculares; diabetes; obesidade; Alzheimer, entre outros problemas”. Por isso, ela diz que os profissionais do INER consideram de extrema importância as ações de conscientização que vem sendo promovidas desde a criação do instituto. “Nós sempre falamos sobre a importância do sono para a saúde física e mental fazendo um paralelo com a relevância do colchão como equipamento auxiliar ao sono de qualidade”.

 

Débora Fernandes lembra que as ações do INER são sempre norteadas pelo comportamento do consumidor. “Vivemos em uma nova era, na qual o comportamento de consumo já não é mais como há 40 ou 20 anos, e essa transição para o novo mundo também precisa acontecer no setor colchoeiro. O novo consumidor não vai a uma loja para comprar um colchão como apenas um mobiliário para a casa, ele vai à loja em busca de uma noite de sono melhor. Diante disso, percebemos que houve uma movimentação do mercado quanto à abordagem de comunicação de marcas”, analisa, acrescentando que o instituto está engajado em promover novos estudos que comprovem o quanto um colchão de qualidade realmente influencia no sono das pessoas.

 

Tabela de biotipo e Pró-Espuma

 

Outro ponto importante e que marcou, definitivamente, a história do INER foi a criação da tabela de biotipo. “Essa tabela foi desenvolvida ainda em 1984, e é uma ferramenta fundamental para a orientação da escolha na hora da compra de colchões. Ela foi a base para o estabelecimento da primeira norma técnica para a fabricação de colchões de espuma no Brasil, alterando significativamente a maneira como produzimos e adquirimos colchões ao longo das últimas quatro décadas”, explica a diretora.

 

Ela prossegue: “Elaborada por médicos e técnicos, essa tabela resultou de estudos que incluíram o exame de radiografia de pessoas deitadas em colchões. Ao considerar a correlação entre peso e altura, essa ferramenta indica a densidade de espuma recomendada para o biotipo de cada indivíduo, personalizando a experiência de sono e contribuindo para o conforto e a saúde durante o repouso”.

 

O selo Pró-Espuma, como já foi citado, é outro marco nessa conscientização sobre a qualidade dos colchões e a influência deles no sono. Segundo as informações do INER, já foram produzidos aproximadamente 35 milhões de colchões desde a criação desse certificado. “Atualmente, são 5 marcas associadas que apresentam produtos homologados com o Certificado Pró-Espuma: Castor; Americanflex; Colchões Luckspuma; FA Colchões e Orthocrin”.

 

O primeiro episódio do Pró-Espuma Cast foi ao ar no dia 09 de maio, e está disponível nos canais do INER no YouTube e Spotify. Acompanhe as publicações do instituto para conhecer as novidades e ouvir os próximos episódios.