Sono Quality é a primeira marca a realizar merchandising em Libras

18.jpg

postado em 04 de Julho de 2019 12h45

Segundo o IBGE, 9,7 milhões de brasileiros são surdos ou têm deficiência auditiva no Brasil, o que representa 5% da população do país

A Sono Quality maior fabricante de colchões tecnológicos do Brasil, lança no mercado publicitário a partir do dia 03/07 ações de merchandising em libras. Além disso, haverá um atendimento personalizado para este público, desde a Central de Relacionamento até a visita do terapeuta da empresa nas residências. É a primeira empresa a colocar ao lado dos profissionais de merchandising, um interprete em libras. As línguas de sinais usam gestos e movimentos para substituir a comunicação por meio de sons. Elas tem léxico e gramática próprios. Assim como cada povo desenvolveu seu idioma oral, cada comunidade criou sua língua de sinais. Portanto, há versões de diferentes países.


Hoje no Brasil existem 9,7 milhões de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. Fabiano Campos, interprete de libras há 19 anos, será o responsável por comunicar os novos lançamentos e campanhas da empresa. "Acredito que todos mereçam ter acesso a tudo e a todas as informações. A comunicação tem que ser clara e objetiva, para que os surdos ou portadores de deficiência auditiva possam ter o direito de escolher, comprar e ter o poder de decisão. E para que isso aconteça cada vez mais empresas investem na "língua de sinais" ou na audiodescrição", explica o interprete. 


Toda a empresa passou por um ajuste de atendimento e treinamento para agilizar o atendimento e a qualidade do serviço. "Treinamos, contratamos funcionários especializados para gerir este novo campo de trabalho na empresa. Temos um whats app exclusivo para esta ação de merchandising e tenho certeza que a Sono Quality mais uma vez esta à frente da concorrência" afirma Eloi. 


O sistema brasileiro é derivado da língua de sinais que se desenvolveu ao longo dos anos no país e também da língua gestual francesa. Por isso, tem semelhanças com línguas de sinais da Europa e da América. A libras foi oficialmente reconhecida como uma língua brasileira em 2002, na Lei nº 10.436, de 24 de abril. As Lojas Renner em 2017 divulgou um dos seus filmes publicitários de natal em libras, mostrando que o amor é inclusivo. Outro exemplo, em 2018 a TV INES, emissora web voltada 100% para a comunidade surda, fechou uma parceria com o SporTV e transmitiu, o programa "Mão na Bola".


Para Ricardo Eloi, CEO da Sono Quality, as ações são importantes não só para a marca, mas para a sociedade. "Incluir, globalizar e contribuir para que milhões de brasileiros possam ter poder de decisão na hora de escolher e comprar é o que fez o projeto sair do papel". O projeto "Libras" faz parte do programa Sono Quality Saúde, criado há mais de 3 anos na empresa.