A história continua sempre com um novo capítulo

postado em 20 de Março de 2024 17h00

Há sete décadas, em 1954, nasce uma história de empreendedorismo e inovação que se tornaria sinônimo de qualidade e conforto para as famílias brasileiras. Tudo começou em Fernandópolis, interior de São Paulo, quando o visionário Áscolo Martin decidiu entrar no ramo colchoeiro. Com a mãe ao seu lado, iniciou a produção artesanal de colchões com enchimento de palha, entregando aos clientes pessoalmente cada produto, aos sábados. Em 1958, surge a Colchoaria Brasil.

 

Três anos depois, uma revolução: os colchões de palha deram lugar a modelos com molas e espuma, marcando o início da era Pelmex. O nome surgiu ao assistir um filme com produção da Películas Mexicanas (Pelmex) e que chamou atenção do jovem empreendedor na época por sua sonoridade. O reconhecimento da excelência dos colchões levou à expansão em 1974, com a mudança da fábrica para São José do Rio Preto, em uma área de 27 mil metros quadrados.

 

Em 1975, uma visão de futuro levou a abertura de uma unidade fabril em Manaus, aproveitando as oportunidades da região. Demonstrando seu espírito empreendedor, Áscolo Martin literalmente voou pelo Brasil, em seu próprio avião, prospectando clientes e consolidando a Pelmex como uma das principais marcas do mercado.

 

Nas décadas seguintes, a linha expandiu para incluir box, estofados e poltronas reclináveis, segmento no qual a Pelmex foi pioneira no Brasil, sendo a primeira a produzir a poltrona do Papai. Em 2008, nasceu a marca Prodormir, focada em atender grandes clientes e expandir a presença no mercado.

 

Um dos grandes diferenciais é a produção integrada de todas as partes dos produtos, desde os molejos até a montagem final, utilizando tecnologias avançadas para garantir qualidade, durabilidade e sustentabilidade. Exemplo disso é a utilização de poliol vegetal, feito com óleo de soja, e a implementação de usinas solares para reduzir o impacto ambiental.

 

Agora um novo capítulo se inicia. Com o falecimento do fundador e a posterior transferência da Pelmex da Amazônia, localizada em Manaus, para Levon Topdjian Filho, genro do fundador, que passa a gerir de forma individual a unidade e a marca.  

 

Quatro empresas e um só conceito

 

Colchões Nordeste, Colchões Sul-Mato-Grossense, Colchões Pantanal e Mercosul Espumas Industriais, continuam a atuar sob o mesmo conceito e comandadas por profissionais com ampla experiência de mercado. Luciano Goes, responsável pela Colchões Nordeste, explica que este conceito de gestão abrange qualidade, atendimento, capacidade produtiva e, principalmente, respeito à história narrada acima.

 

Joaquim Fernandes Neto, que está à frente da gestão da Mercosul Espumas Industriais, lembra que a atuação conjunta envolve serviços compartilhados e que isso gera benefícios ao mercado.

 

Já Marco Otávio Borges Sampaio, gestor das unidades Colchões Sul-Mato-Grossense e Colchões Pantanal, ressalta que o mercado reconhece a sinergia e a forma moderna de atuação das quatro fábricas.

 

“Nossa forma de gerir é pautada pela simplicidade e pelo respeito ao que é combinado com cada cliente. Aqui o cliente fala direto com o dono e, com isso, as decisões são ágeis e mais assertivas”, pontua Luciano, acrescentando que a prioridade dos gestores é investir sempre em tecnologia, estrutura fabril e qualificação da equipe, a fim de oferecer produtos com o melhor custo-benefício do mercado.

 

Marco Otávio acrescenta que um exemplo são as lojas exclusivas Probel, que já conta com cerca de 250 unidades, e, apesar de ter projetos bonitos, práticos e funcionais, tem baixo custo para o lojista parceiro.

 

leia: ISPA Expo mostra inovações para colchões

 

Pelmex é Pró

 

A marca Prodormir, mantendo-se fiel à sua tradição de excelência na fabricação de colchões e camas box, passa por ampliação de seu modelo de distribuição e investimentos na marca, a fim de manter sua competitividade em um mercado em constante evolução.

 

Mais do que apenas produtos, o legado de Áscolo Martin é o compromisso contínuo com o conforto e o bem-estar das famílias brasileiras. Desde os primeiros colchões de palha feitos à mão até os produtos de alta tecnologia produzidos hoje, o carinho e a dedicação permanecem inalterados, levando bons sonhos para gerações.

 

Porque, mais do que apenas produtos, a Pró vem entregando conforto e bons sonhos por gerações.

 

Como referência do sono no Brasil, a Pelmex, agora é Prodormir, e a história continua!