A Abicol – Associação Brasileira da Indústria de Colchões, atenta as demandas e tendências do setor, programou a live: "Desvendando o Passaporte Digital para Colchões - saiba como funciona e quais os ganhos que essa tecnologia traz para o sistema de gestão da indústria colchoeira”.
No dia 07 de novembro, às 14h, no canal do Youtube da ABICOL, a diretora executiva, Adriana Pierini, conversará com o convidado internacional, Stefaan Cognie, especialista no assunto, que possui experiência de mais de 25 anos no setor têxtil para colchão e que assumiu o projeto para colocar a Bélgica na vanguarda da logística reversa de colchões, através de um projeto de parceria público/privada. Além dele, estarão presentes durante a live Regis Lotumolo e Rene de Oliveira, da Overseas, que representa a tecnologia na América Latina.
O Passaporte Digital de Produto (DPP) é um registro digital individual de um produto específico, que armazena informações relacionadas a todo o seu ciclo de vida em um formato compartilhável. No passaporte são guardados dados como a origem do produto, sua composição, histórico completo e possíveis métodos de reciclagem. Ele traz um chip que, por meio de um leitor de RFID (identificação por radiofrequência), auxilia na gestão interna, incluindo o controle de estoque e a proteção contra roubos. Além disso, facilita as relações externas da empresa com fornecedores, consumidores, governo e sociedade.
A ferramenta vem sendo discutida internacionalmente por vários agentes do setor produtivo, e a União Europeia, inclusive, considera tornar o Passaporte Digital obrigatório para colchões e outras categorias de produtos nos próximos anos, com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e a circularidade de produtos comercializados na região. O assunto DPP esteve presente nos últimos eventos internacionais em que a ABICOL participou, como ISPA – International Sleep Products Association e a Assembleia Geral da European Bedding Industries. Antes disso, Stefaan Cognie esteve no Brasil para falar sobre o tema no Enicol, realizado em Brasília, no mês de julho, pela Abicol.
O que as discussões em torno do assunto indicam é que a adoção do Passaporte Digital de Produto por parte da indústria é um caminho para a adequação às exigências atuais e futuras do setor produtivo, seja para obter vantagens competitivas ou para satisfazer as pressões de consumidores e governos por maior transparência nas relações da indústria com a sociedade e o meio ambiente.
Diante deste cenário, a Abicol se antecipa e volta a oportunizar acesso a informações sobre o tema, através de live aberta inclusive para não associados.
Para participar, basta se inscrever no link: https://us02web.zoom.us/j/86786957490