Muitas expectativas em torno do Encontro Nacional das Indústrias de Colchões, promovido pela Abicol em Brasília, dia 24 de junho, tendo em vista que este era o primeiro encontro pós-pandemia e, também, porque o tema central do evento era instigante: Movimentos no Brasil e no Mundo: quais as mensagens para a indústria de colchão do futuro.
O evento foi muito dinâmico e deu a oportunidade para os fabricantes e fornecedores refletirem sobre a certificação de produtos e as não-conformidades encontradas no mercado. Como também abriu espaço para uma reflexão significativa para o momento: Sustentabilidade.
Entre as personalidades convidadas pelo presidente da Abicol, Rogerio Coelho para o evento, o presidente do ISPA (International Sleep Products Association), Ryan Trainer e o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior (ao centro).
Os desafios da Infraestrutura da qualidade
Marcos Heleno reportou aos presentes que o Inmetro atua para o fortalecimento das empresas, e para isto, estão trabalhando em uma Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade, que viabilize o acesso das empresas para terem seus produtos certificados pelo Inmetro, mesmo quando pequenas empresas estejam seguras de que seu produto está apto a competir com grandes nomes do mercado.
Enfatizou também que a regulamentação dá acesso ao mercado. E que as empresas precisam compreender a importância de terem seus produtos certificados. Pois ao assegurar a qualidade e conformidade com as normas e requisitos de mercado haverá maior competitividade e integração em cadeias de valor global.
Observatório do Colchão
Cleriane Denipoti (foto), especialista do Observatório do Colchão, afirmou que o papel deste programa é apoiar a disseminação e cumprimento das normas e regulamentos do setor colchoeiro, propiciando maior segurança para o consumidor, para que ele não seja induzido ao erro no momento da compra do colchão. O
Observatório atuará com base nas denúncias recebidas e buscará um processo educativo junto ao fabricante, para regularização do seu produto.
Sustentabilidade e Economia Circular
Outros temas muito relevantes para o período atual foram tratados durante o evento, no Painel Fornecedores. Entre eles, a necessidade de olhar para o reaproveitamento da matéria-prima. Mas não estamos falando apenas na reutilização de sobras de tecido ou espumas utilizadas no produto. Mas sim, em olhar para o colchão em final de vida útil como uma matéria-prima. Afinal, para onde vai o colchão descartado pelo consumidor?
O Descarte de colchões e sofás, quando de forma equivocada, sobrecarregam aterros sanitários ou ficam jogados em terrenos baldios. Em ambos os casos, trazem muitos prejuízos para o meio ambiente, para a economia e, também, para as pessoas.
Foram apresentados alguns projetos realizados por fornecedores que tem como objetivo reverter seus produtos na matéria-prima primária para poderem ser reutilizados. Como por exemplo: reconverter o tecido em fios e a espuma em produto químico novamente. E vender outra vez para o fabricante e este reincorporar o produto em seu processo.
Certamente não é tão simples quanto parece, pois a reciclagem de colchões ainda não é autossustentável. Ou seja, não há colchões descartados em condições suficientes para fazer esta engrenagem funcionar, pelo menos por enquanto.
Nos Estados Unidos, reciclagem é um projeto social
De acordo com Ryan Trainer, presidente do ISPA (foto), para que dê certo um programa como este, é primordial ter um suporte financeiro para: ter um espaço a fim de estocar esses colchões, ter pontos de coleta, remunerar as pessoas que farão o desmonte dos colchões, oferecer educação aos consumidores para ampliar a pesquisa e desenvolvimento nesta área e, também, para as taxas previstas pelas regulamentações.
Atualmente nos EUA (estados onde existe o projeto Byebye Matress), o consumidor, ao comprar um colchão, paga uma taxa extra. Exceto na California, onde os varejistas são obrigados por lei a oferecer a devolução de colchões antigos ao entregar novos. (fonte https://byebyemattress.com/retailertakeback/)
Para haver um movimento como este no Brasil, não bastam apenas projetos pilotos. Claro que servem como inspiração, mas é essencial a iniciativa das empresas em formar parcerias para colocar projetos como este em todas as regiões do País.
Significa que não deve ser um compromisso apenas dos fabricantes, mas da sociedade em geral. Imagine como será ver nossos aterros e incineradores menos lotados e ver colchões velhos sendo reciclados e transformados em novos produtos?
Fica claro que as ações sustentáveis realizadas hoje, suprirão as necessidades do presente e isso vai promover o bem-estar social para as futuras gerações. E a natureza agradece!
Capacitação dentro e fora da empresa
E para finalizar o evento, César Souza (foto abaixo), autor do bestseller “Você é do Tamanho Dos Seus Sonhos” e do livro “O Jeito De Ser Magalu”, explanou sobre as condições do varejo daqui para frente. Novas demandas estão surgindo e as empresas precisam saber qual é a sua relevância neste mercado e qual é a expectativa de relevância no futuro.
Será que você está se atualizando conforme as mudanças que estão ocorrendo na sociedade e no mundo?
O consumidor atual está em multicanais, é mais exigente e conectado com o digital. Sua empresa está preparada para superar suas expectativas?
Diante deste fato, os fabricantes têm papel fundamental no processo de apoio aos varejistas. Educar os lojistas e representantes para venderem a experiência e não somente um produto.
De acordo com o palestrante, é importante estimular os sentidos através do: Layout da loja, som ambiente, organização, limpeza, olfato/aroma e clima/atmosfera. Todos estes aspectos influenciam no momento da compra.
Também destacou que não se pode generalizar: cada região traz suas particularidades, então o varejista do Sul não é o mesmo do Nordeste. A atuação e orientação deve ocorrer conforme a necessidade de cada região.
E finalizou salientando que é imprescindível levar capacitação para dentro e fora da empresa. Para dentro, no que diz respeito aos colaboradores o objetivo deve ser estimulá-los, engajá-los e motivá-los em suas rotinas. E para fora da empresa, se refere à educação para o consumidor saber como fazer a melhor escolha e para o varejista compreender como vender a melhor experiência do seu colchão.
Seguramente, todos que passaram pelo evento levaram consigo algum desafio: O que minha empresa pode fazer para contribuir para um futuro melhor?
EXPOABICOL é o próximo evento
Após o encontro em Brasília, o próximo evento da Abicol é a ExpoAbicol em São Paulo, simultaneamente à Abimad, no período de 19 a 22 de julho, no Centro de Eventos São Paulo Expo.
*Por Camila Silveira, da CS Consultoria e conselheira editorial do Anuário de Colchões Brasil