O plástico é um material valioso que torna a vida cotidiana mais conveniente. No entanto, no final da sua vida útil, muitas vezes é simplesmente considerado desperdício. “Neste contexto, é nossa responsabilidade garantir que o plástico usado seja visto como uma nova matéria-prima valiosa e que os desafios técnicos relacionados sejam resolvidos. O nome Evocycle® CQ representa esta evolução urgente e contínua na tecnologia de reciclagem de plásticos”, destaca nota da Covestro.
Colchão Evocycle® CQ – seguindo um caminho reto para circular
A primeira iniciativa Evocycle® CQ está em pleno andamento: A Covestro está transformando a espuma de colchão de poliuretano (PUR) em fim de vida diretamente em seus principais blocos de construção, dando nova vida à espuma antiga dentro de um ecossistema circular simplificado.
“Pela primeira vez, damos nova vida ao poliéster e ao tolueno diamina (TDA), um precursor do tolueno diisocianato (TDI), recuperando-os diretamente de colchões antigos. Através da reciclagem química, trazemos-nos de volta à cadeia de valor para criar espuma PUR renovada de alta qualidade que também proporciona um desempenho superior”, acrescenta.
“Não podemos alcançar esta transformação sozinhos, por isso estamos a colaborar com parceiros de todas as áreas de recolha, reciclagem e reutilização para ampliar o nosso impacto e explorar toda a experiência disponível em toda a cadeia de valor circular.
É assim que podemos ajudar a transformar a indústria, transformando os resíduos num recurso valioso, reduzindo a utilização de combustíveis fósseis e reduzindo significativamente as emissões de CO²”.
“O desenvolvimento desta tecnologia inovadora de reciclagem e o investimento na planta piloto são mais um marco na concretização da nossa visão de alinhar totalmente a Covestro à economia circular. Ao fazê-lo, queremos substituir os recursos fósseis na produção, reduzir ainda mais a pegada de carbono dos nossos materiais e criar novas soluções para lidar com os resíduos plásticos.”
Dr.Markus Steilemann - CEO, Covestro
Planta piloto em operação para reciclagem química de próximo nível
A inovadora planta piloto foi projetada para transformar e expandir a reciclagem em um processo industrial eficiente. O objetivo é validar resultados laboratoriais, otimizar o processo e desenvolver produtos e aplicações em pequena escala industrial. Este é um passo importante para levar o desenvolvimento da economia circular a um novo nível.
Dar uma nova vida à espuma PUR e, ao mesmo tempo, reduzir significativamente as emissões de CO² dentro de um ecossistema circular simplificado, não é uma tarefa fácil.
“Assim, a nossa jornada comum continuará, à medida que superamos conjuntamente os desafios técnicos e económicos numa atmosfera de colaboração e visão. Nosso objetivo é transformar o material de espuma PUR em fim de vida em um recurso valioso para produtores de espuma, fabricantes de colchões, consumidores e recicladores”, destaca a empresa.