Mercado de franquias cresce e vira oportunidade

14 de Junho de 2025 10h00

Segundo o último relatório divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias brasileiro apresentou um crescimento nominal de 13,5% no faturamento em 2024, totalizando R$ 273 bilhões, superando a projeção inicial de 10% feita pela entidade. Se levarmos isso em consideração, esse modelo de negócios parece ser uma ótima alternativa para as empresas do setor de móveis e colchões, inclusive com o bom exemplo de sucesso da Ortobom, que figura entre as 10 maiores redes de franquias no Brasil. Por isso, buscamos entender por que as indústrias de colchões são as que mais parecem se interessar e quais as diferenças e vantagens das franquias e lojas exclusivas – outro modelo bastante adotado pelo setor. 

 

Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da ABF, afirma que 18 marcas do segmento de móveis e colchões são associadas à entidade, o que representa uma presença relevante e ativa no mercado de franchising. “Cabe destacar que o franchising é uma estratégia extremamente eficaz para o desenvolvimento de marcas, sobretudo quando há a formação de uma franqueadora sólida e um planejamento estruturado de canais de venda, seja multichannel ou omnichannel”, comenta. Ele pontua que “tudo depende dos objetivos estratégicos da empresa, mas, sem dúvida, ao analisar a franquia como canal de expansão e aproximação com o consumidor, identifica-se uma alternativa bastante consistente e promissora”…CONTINUE LENDO